Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Animal não é "coisa"

Publicado por Reynaldo Velloso
há 9 anos

Animal no coisa

Os Presidentes das Comissões de Direitos dos Animais da OAB de todo o Brasil, estarão reunidos na próxima semana na Câmara Federal para um Simpósio inédito pela causa dos animais.

O encontro acontecerá nos dias 15 e 16 de junho, no Auditório Freitas Nobre, no Congresso Nacional.

O foco da reunião será o Projeto de Lei Nº 6799/2013, que já tramita há 3 anos e pretende alterar a natureza jurídica dos animais.

Nosso objetivo será o reconhecimento de que os animais possuem personalidade própria oriunda de sua natureza biológica e emocional, sendo seres sensíveis e capazes de sofrimento.

Entendemos que os animais possuem natureza jurídica sui generis, sendo sujeitos de direitos despersonificados, dos quais podem gozar e obter a tutela jurisdicional em caso de violação, sendo vedado o seu tratamento como coisa.

Este será o maior encontro de Comissões de Direitos dos Animais da OAB do país. Iremos pressionar os parlamentares para que este Projeto seja aprovado.

Clique no link para entender o Projeto: http://reynaldo.velloso.zip.net/

Clique no link para conhecer a tramitação do Projeto:

http://www.câmara.gov.br/proposicoesWeb/prop_depachos;jsessionid=8A...

O objetivo do Projeto de Lei é retirar os animais da condição atual de BENS MÓVEIS e consequentemente atribuir-lhes direitos.

Nos reuniremos também com todos os Deputados que presidem as Comissões temáticas da Câmara, por onde o Projeto ainda irá tramitar. A ideia é criar o convencimento em cada um deles sobre a necessidade da aprovação imediata da Lei.

Pretendo também conversar com o presidente da Câmara, Deputado Eduardo Cunha. Existem outros dois Projetos que beneficiam a Suipa (RJ) e a UIPA (SP), permitindo-lhes a filantropia. Os Pls. Nº 7947/2014 - perdoa as dívidas da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), sediada em São Paulo, e da Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa), no Rio de Janeiro, e 7941/2014 - Isenta de tributos fiscais entidades sem fins lucrativos que cumprem todas as etapas do controle da população animal, como recepção, recuperação, esterilização, encaminhamento à adoção e campanhas de vacinação.

Vejam detalhes de cada um deles:

Projeto Nº 7947/2014:http://www.câmara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=622155

Projeto Nº 7941/2014: http://www.câmara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=622115

  • Publicações156
  • Seguidores22
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações385
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/animal-nao-e-coisa/198105000

27 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excelente atitude do Sr. Presidente da OAB. Animal, literalmente, não é coisa. É um ser dotado de sensibilidade e amor, e que precisa de muitos cuidados (saúde/alimentação/cuidados de forma geral).

Os Animais precisam de cuidados como qualquer ser humano.SÃO VIDAS! NÃO SÃO LIXO. NÃO SÃO COISAS.

A pena quem maltrata um animal deveria ser igualada a CRIME HEDIONDO. continuar lendo

Comentaria, mas teu comentário falou tudo que eu iria falar.
Animais deveriam ter tanto direito quanto os humanos!!! continuar lendo

Que todos os que lutam por direitos dos animais consigam fazerem entender estes que ainda não descobriram que animais são melhores que muitos humanos pois são puros,Sentem amor,saudades,fome,frio,
E a partir dai serem respeitados e protegidos por leis,para não mais sofrerem em maos humanas .
NÃO ADIANTA, O MUNDO PEDIR PAZ,SE TORNAM A VIDA DOS ANIMAIS UM INFERNO,
MARILZA continuar lendo

A única coisa que um cão é: 'coisa linda' de se ver, ter e cuidar!
Amo animais!!! continuar lendo

Passou da hora de todos os animais terem direitos até mesmo que ficam presos em circo ou zoologicos das cidades experimentem ficar preso alguns segundos e me daram razão o dono do animal acha que pode tudo cadeia neles e punição . continuar lendo

Agradeço em nome dos animais, continuar lendo